6 dicas para guiá-lo na transição de seu posto individual para uma rede de postos 6 dicas para guiá-lo na transição de seu posto individual para uma rede de postos

No setor de postos de combustíveis, revendedores de diferentes tamanhos buscam crescer e aumentar suas vendas a cada ano. Alguns optam por aprimorar suas estratégias de marketing para atrair mais clientes, enquanto outros procuram expandir seus negócios e ganhar mais espaço no mercado.

Como resultado, muitos proprietários de postos individuais decidem se unir e formar redes, com o objetivo de aumentar sua participação de mercado e melhorar suas vendas. No entanto, essa transição nem sempre é fácil, exigindo comprometimento da gestão e a utilização de recursos e ferramentas adequadas para lidar com uma demanda maior.

Caso esteja considerando ou já esteja envolvido nesse processo de transição, aqui estão 6 dicas para guiá-lo durante essa mudança.

 

1.Gerenciar além do fornecimento de combustível.

Ao expandir seus negócios, novas demandas surgem e a complexidade das tarefas aumenta. Isso ocorre porque há mais clientes, mais funcionários e mais variáveis envolvidas na compra e venda de insumos.

Para ter sucesso em um novo modelo de atuação, é necessário ir além do conhecimento de gestão de combustível, que normalmente é o único produto vendido pelos postos individuais. Agora, é preciso gerenciar novos serviços, como troca de óleo e lavagem de carros, além de administrar a loja de conveniência e gerir diferentes fornecedores e prazos de validade.

Em outras palavras, o proprietário do posto individual precisa lidar com a gestão de vários produtos ao invés de apenas um, o que requer maior conhecimento em gestão e o uso de tecnologias para apoiá-lo nesse processo.

 

2. Contrate profissionais em gestão e administração

Contratar um administrador profissional para lidar com a gestão operacional pode ser uma solução para contornar problemas de gestão. Geralmente, os proprietários de postos individuais são responsáveis pela administração do negócio, o que pode resultar em dificuldades ao lidar com o aumento da demanda administrativa.

Ao transferir a gestão para um administrador com experiência em gerenciamento de grandes redes, há uma maior probabilidade de sucesso, melhorando a qualidade da gestão e administração de todas as unidades do negócio de forma centralizada. Isso resulta em um melhor desempenho do negócio e permite que o proprietário tenha mais tempo para pensar em estratégias de venda e marketing, por exemplo.

 

3. Utilize soluções tecnológicas para a gestão

Para facilitar a gestão de um negócio em expansão, é possível contar com soluções tecnológicas que otimizam o trabalho do administrador. Ter um software eficiente é fundamental para integrar dados de vendas, estoque, financeiro e atendimento, permitindo uma gestão mais ágil e eficiente. É importante lembrar que essas soluções são úteis para qualquer porte de posto de combustível, independentemente da região que ele atende.

 

4. Implementar novas táticas de definição de preços.

Em uma rede de postos, a precificação é mais complexa do que em um posto individual. É preciso considerar as diferenças de região, demanda e público-alvo e, além disso, é essencial monitorar o mercado e os preços praticados pela concorrência para se posicionar adequadamente em relação a eles. As estratégias de precificação devem levar em conta variáveis específicas de cada localidade, como o fluxo de pessoas e os horários de pico, e devem ser aplicadas em dias específicos da semana.

 

5. Proporcionar um programa de capacitação atualizado para os frentistas

Outra medida essencial é fornecer treinamentos atualizados para os frentistas, de modo que todos compreendam o funcionamento do novo modelo de negócio. Como eles farão parte de uma rede que abrange uma única marca, o bom atendimento ao cliente deve ser uma prioridade.

A sugestão é realizar oficinas de integração e oferecer capacitação aos funcionários, incluindo a apresentação das novas ferramentas e tecnologias de gestão e atendimento que farão parte do trabalho na rede de postos. O objetivo é garantir que todos estejam cientes dos novos procedimentos e possam trabalhar de maneira eficiente.

Em seguida, é importante instruí-los sobre o uso de uniformes e equipamentos de segurança, como luvas de PVC, capacetes ou bonés, óculos de proteção, etc., durante o atendimento aos clientes. Além de proteger os funcionários, essa prática também transmite confiança aos consumidores em relação à rede de postos.

 

6. Melhorar as estratégias para criar lealdade dos clientes

Ao ter uma rede de postos, o número de clientes aumenta, o que possibilita a ampliação do programa de fidelidade da marca. É importante criar estratégias que atendam diferentes públicos, como os motoristas que acumulam pontos a cada abastecimento e podem trocá-los por produtos e serviços diversos, além de serviços como troca de óleo, calibragem e lavagem.

Outra alternativa é criar um programa específico para atender as necessidades das frotas de empresas transportadoras, oferecendo compras de crédito para abastecimento com desconto e parcelamento sem juros. Isso ajuda a facilitar a vida dos motoristas e tornar mais ágil a operação logística das empresas.

 

Você gostou das sugestões apresentadas? Caso tenha interesse em aprimorar ainda mais a gestão do seu posto de gasolina, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das melhores práticas, independentemente do tipo de negócio que você possui!

 

Compartilhe:
Soft-line A Soft-line Soluções em Sistemas é uma empresa de sucesso especializada em serviços na área de desenvolvimento de softwares.

Horários Plantão Online
Seg. à Sex.: 18h às 22h
Sábado: 12h às 20h
Domingo: 09h às 13h
Telefone Plantão: (18) 98114-8659